Tragédia no Rio Grande do Sul: 23% dos brasileiros avaliam negativamente atuação do governo Lula
Pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.045 pessoas em todo o país, entre 2 e 6 de maio
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Dados da consultoria Genial/Quaest, divulgados nesta quinta-feira (9), revelam a avaliação da atuação dos governos federal, municipal e estadual diante da tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. De acordo com o levantamento, 23% dos entrevistados avaliam negativamente a atuação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na crise.
Por outro lado, 53% da população avaliam positivamente, enquanto 24% a classificam como 'regular'. A pesquisa também apontou que 54% dos entrevistados têm uma avaliação positiva do governo gaúcho, liderado por Eduardo Leite (PSDB), no enfrentamento à crise. Outros 26% classificaram a atuação como 'regular', enquanto 20% a avaliaram negativamente.
Entre os entes federativos, o que recebe a melhor avaliação, até o momento, é a prefeitura de Porto Alegre. A avaliação é positiva para 59% dos entrevistados, enquanto os que apontaram como “regular” foram 28%. A condução da crise foi avaliada de forma negativa por apenas 13% dos entrevistados.
Além disso, os dados mostram que a maioria dos entrevistados acredita que a tragédia no RS, que já deixou mais de 100 mortos, poderia ter sido evitada. Para 70% dos entrevistados, obras e investimentos em infraestrutura poderiam ter diminuído os riscos da tragédia.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.045 pessoas em todo o país, entre 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.