Tranças Afro: Inspire-se nos penteados decorados com miçangas
A cantora Beyoncé é uma das amantes dos adereços!
Foto: Reprodução
As tranças nagô são penteados milenares. Há registros históricos que as tranças já eram usadas por antigas civilizações africanas desde 500 a.C. Como já falamos aqui nesta matéria, hoje o penteado carrega um forte significado de afirmação da identidade da cultura afro-brasileira, além de virar palco para expressão artística, com penteados dos mais diversos tipos.
Dentre esses estilos, estão as tranças decoradas com miçangas. Esse penteado foi febre nos anos 2000, e era utilizado por diversas artistas famosas na época, como a cantora Alicia Keys (foto abaixo). No Brasil, as miçangas penduradas nas tranças faziam sucesso no verão. Os chamados "tererês" eram febre nas praias brasileiras.
As miçangas oferecem maneiras de deixar o penteado mais estiloso, e prometem agradar as mais discretas e as mais fashionistas. Além disso, combinam com tranças de todos os tamanhos. As miçangas podem ser fixadas no comprimento da trança ou nas pontas, trazendo mais movimento ao penteado.
Já as opções de miçangas também são variadas. As mais comuns são as pedras e aros metalizados, que também são muito populares nos chamados dreadlocks, utilizados com a função de preservar o penteado por mais tempo. Os búzios também são opções muito queridas, e trazem um ar a mais de ancestralidade para quem utiliza, afinal, como já citamos aqui, as conchas do mar carregam diversos simbolismos para os adeptos à religiões de matriz africana.
As mais fashionistas adoram as miçangas coloridas. A influencer de beleza baiana Magá Moura (foto abaixo) é adepta das mais diversas versões do penteado. Vale buscar inspiração nas redes sociais da influenciadora, @magavilhas!
Os adornos também caem muito bem em tranças que são uma verdadeira obra de arte, além de serem ótimas opções para as crianças, que se divertem com a beleza e movimento dos penteados. Uma fofura!