TRE anula segunda cassação do mandato do governador de Roraima

Antônio Denarium ainda responde a outros dois processos de cassação, porém, enquanto decisão não vier de órgão superior, ele segue no cargo

Por Da Redação
Ás

TRE anula segunda cassação do mandato do governador de Roraima

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) anulou, nesta segunda-feira (11), a segunda cassação do mandato do governador de Roraima, Antônio Denarium (PP). Além dessa cassação, o governador responde a outras duas, porém, enquanto a decisão não vier de um órgão superior, como por exemplo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Denarium continua no cargo.

A decisão anulada nesta segunda-feira (11) tinha sido determinada no dia 7 de dezembro do ano passado por conta da realização de reformas nas casas de eleitores roraimenses por meio do programa “Morar Melhor”, em 2022 – ano eleitoral.  À época, foram quatro votos favoráveis à cassação e três contrários.

O julgamento de anulação aconteceu depois da defesa de Denarium questionar a mudança de voto da relatoria do caso. Na época do primeiro julgamento, o juiz substituto Diego do Carmo, que ocupava a relatoria, votou a favor de uma aplicação de multa.

No entanto, ao retornar para o TRE, o juiz Felipe Bouzada mudou o voto e reverteu a decisão, votando pela cassação do mandato. Para o procurador do Ministério Público Eleitoral (MPE), Alisson Marugal, apenas o juiz Diego poderia reverter o voto.

A anulação desta segunda-feira (11) foi aprovada por quatro votos a três. O relator Vitor de Queiroz e os juízes Luiz Alberto, Francisco Guimarães e Ataliba Albuquerque foram favoráveis à anulação e a juíza Joana Sarmento de Matos e as desembargadoras Tânia Maria e Elaine Bianchi votaram contra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário