• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Três casos suspeitos de coronavírus no Brasil são monitorados pelo Ministério da Saúde
Brasil

Três casos suspeitos de coronavírus no Brasil são monitorados pelo Ministério da Saúde

Os suspeitos estão localizados em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e de Belo Horizonte (MG)

Por Da Redação
Ás

Três casos suspeitos de coronavírus no Brasil são monitorados pelo Ministério da Saúde

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde informou no início da noite desta terça-feira (28), que foi notificado outros dois casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Até o momento, três casos suspeitos da doença são monitorados pelas autoridades de saúde brasileiras. 

Os suspeitos estão localizados em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e de Belo Horizonte (MG), noticiado na manhã desta terça-feira (28). Os pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias.

Com esses novos casos em investigação, o ministério elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa "perigo iminente".  Até esta segunda-feira (27) o país estava em nível 1 de alerta. A mudança de patamar faz parte de um protocolo envolvendo a escala, que vai de 1 a 3, o nível mais elevado só é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional.

Nivel 1 - alerta
Nível 2 - perigo iminente
Nível 3 - emergência em saúde publica
Além disso, orienta que brasileiros evitem viajar à China ou embarquem somente em casos de extrema necessidade.

Segundo dados do ministério mostram que no período de 3 a 27 de janeiro, foram analisados 7.063 suspeitas de pessoas com coronavírus no Brasil. Desses, 127 exigiram a verificação mais detalhada e apenas o caso da estudante em Belo Horizonte havia sido enquadrado como suspeita.  A OMS aumentou o nível de alerta para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, por isso, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade.  De acordo com o boletim da OMS, já são três mil casos confirmados. Todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença.
 

Confira aqui o último Boletim Epidemiológico do Coronavírus, divulgado pelo Ministério da Saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.