Três cidades passam por eleições suplementares neste domingo (3)

Votação acontece em Santa Catarina, Pernambuco e Goiás

Por Da Redação
Ás

Três cidades passam por eleições suplementares neste domingo (3)

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Três cidades do Brasil - em Santa Catarina, Goiás e Pernambuco - passam por eleições suplementares neste domingo (3). A população dos municípios de Brusque (SC), São Simão (GO) e Tacaimbó (PE) volta às urnas desde 8h até 17h.

Goiás

Na cidade de São Simão os eleitores também vão escolher novos chefes do Executivo depois que o vice-prefeito do município, Fábio Capanema (PP), ter sido condenado por improbidade administrativa e se tornou inelegível por oito anos.

Por causa da indivisibilidade da chapa, a condenação também atingiu o prefeito, Francisco de Assis Peixoto (PSDB).

Santa Catarina 

Em Brusque, a população vai votar para eleger um novo prefeito e vice-prefeito.

A eleição acontece depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, em abril, os mandatos do então prefeito de Brusque, José Ari Vequi (MDB), e do vice-prefeito, Gilmar Doerner (DC). A cassação aconteceu após comprovado que os políticos fizeram uso de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2020.

Vequi e Doerner foram declarados inelegíveis por oito anos, junto do empresário e dono das Lojas Havan, Luciano Hang, visto que o TSE partiu do entendimento de que propagandas e publicações de Hang, usando da estrutura e dos funcionários da Havan, desequilibraram o pleito e prejudicaram os adversários.

Pernambuco

Já em Tacaimbó, por sua vez, nove vereadores entre 26 candidatos vão ser eleitos. 

O novo pleito ocorre após a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da chapa para vereadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido dos Trabalhadores (PT) por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário