Três de cada quatro entrevistados pretendem comprar presentes de fim de ano pela internet
Os dados divulgados nesta segunda-feira (21) pela Criteo
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Uma estudo realizado pela Criteo, divulgado nesta segunda-feira (21), revelou que três em cada quatro consumidores (76%) planejam comprar presentes no encerramento deste ano em sites, aplicativos de lojas, marketplaces e até mesmo pelas redes sociais. Entre os itens mais procurados pelos entrevistados, estão os celulares (65%) e os computadores (24%).
Como mostra o levantamento, os números são mais altos na região Centro-Oeste, onde 72% dos entrevistados afirmam que devem realizar compras por meio de seus smartphones, seguidos pelo Nordeste (68%) e pelo Norte (67%).
Já na análise de pessoas que devem fazer compras com o uso de notebooks, o Sudeste ocupa a liderança, com uma porcentagem superior à média nacional (28%). De acordo com o gerente geral da Criteo na América Latina, Tiago Cardoso, os números revelam que os hábitos de compras de fim de ano mudaram drasticamente, principalmente com o início da pandemia em 2020.
"No passado, os consumidores preferiam comprar em lojas físicas, mas vemos agora que o online tem tido mais prioridade. Devido a isso, podemos esperar que o setor de comércio eletrônico ganhe ainda mais força nas festas de fim de ano e em 2023”, avalia ele.
Apesar da preferência pelas compras online, o relatório ainda mostra que 22% dos consumidores entrevistados vão seguir com a tradição e adquirir itens nas lojas físicas. O número de pessoas que residem no Norte do país e que objetivam comprar produtos de forma presencial é maior (31%), em oposição às regiões Sudeste (21%) e Centro-Oeste (19%).