Três pessoas são mortas em dia de eleições municipais na Turquia
Presidente turco busca recuperar controle da cidade enquanto rival pretende fortalecer oposição
Foto: Pixabay
Os turcos foram às urnas no último domingo (31), para as eleições municipais, com foco na disputa pelo controle de Istambul entre o presidente Tayyip Erdogan e seu rival Ekrem Imamoglu. O objetivo de Imamoglu é reafirmar a oposição como uma força política, após derrotas eleitorais no ano passado.
As eleições foram marcadas por episódios de violência em todo o país, especialmente relacionados à escolha de autoridades de bairro, conhecidas como 'muhtars', com três fatalidades registradas. Em um incidente no sudeste, grupos entraram em confronto armado, resultando em uma morte e 11 feridos. Outro confronto deixou um candidato a muhtar morto e quatro feridos.
Além disso, 16 pessoas ficaram feridas em um conflito em Sanliurfa, enquanto um muhtar foi esfaqueado em Afyonkarahisar, no oeste do país. Relatos também mencionam uma pessoa morta a tiros e duas feridas em Bursa durante a noite.
No sudeste, onde a população é majoritariamente curda, o Partido DEM pró-curdo busca reafirmar sua força após o Estado substituir prefeitos pró-curdos por "curadores" nomeados pelo governo central, após eleições anteriores devido a supostos vínculos militantes.