Política

Treze novos ministros devem ser indicados aos tribunais no Governo Lula

Atualmente, 95 ministros compõem os tribunais do Judiciário brasileiro

Por Da Redação
Ás

Treze novos ministros devem ser indicados aos tribunais no Governo Lula

Foto: Agência Brasil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve indicar 13 novos ministros para os tribunais superiores para assumir nos próximos quatro anos. Pela regra, um magistrado se aposentar aos 75 anos de forma compulsória. 

Atualmente, 95 ministros compõem o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Superior Tribunal Militar (STM), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

O ministro Ricardo Lewandowski já avalia novos nomes junto com o os dirigentes petista. O advogado Cristiano Zanin e o ex-ministro José Eduardo Cardozo são algumas das opções. 

Lewandowski e Rosa Weber, da Suprema Corte, devem se aposentar em 2023. Ambos completam 75 anos em outubro e em maio, respectivamente.

O STJ tem dois indicados do presidente Jair Bolsonaro aguardando a sabatina do Senado Federal. Para preencher essa vaga, Lula deve escolher um nome na lista. Já no STM, o ministro Lúcio Mario de Barros Góes deve se aposentar em 2024.

No TST há uma vaga aberta do ministro Emmanoel Pereira, que deve se aposentar em 2025. Já no TCU a vaga de Ana Arraes ainda não foi preenchida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário