• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Tribunal russo condena jornalista norte-americano a 16 anos de prisão por espionagem
Mundo

Tribunal russo condena jornalista norte-americano a 16 anos de prisão por espionagem

Jornal e governo dos Estados Unidos criticaram decisão

Por Da Redação
Ás

Tribunal russo condena jornalista norte-americano a 16 anos de prisão por espionagem

Foto: Reprodução / YouTube

O jornalista do The Wall Street Journal ( WSJ) Evan Gershkovich, 32 anos, deverá cumprir a sentença a que foi condenado em uma colônia penitenciária de “regime fechado”, ordenou o juiz Andrei Mineyev, segundo um correspondente da agência de notícias Agence France-Presse (AFP) que estava no tribunal de Ekaterimburgo, na Rússia. 

Também correspondente, Evan foi detido durante uma reportagem nessa cidade da região dos Urais, no fim de março de 2023. A promotoria acusou o jornalista de compilar informações sensíveis para a agência de inteligência americana (CIA) sobre um dos principais fabricantes de armas da Rússia, a Uralvagonzavod, que produz os tanques T-90 usados por Moscou na guerra entre o país e a Ucrânia.

O governo dos Estados Unidos considera que a detenção ocorreu para uso o jornalista em uma possível troca de prisioneiros, durante um momento de grande tensão entre Moscou e Washington pelo conflito em curso na Ucrânia.

O Wall Street Journal criticou a condenação e prometeu seguir pressionando pela libertação do profissional.

“Esta vergonhosa e falsa condenação acontece depois de Evan ter passado 478 dias na prisão, detido injustamente, longe da família e dos amigos, impedido de informar, tudo por fazer o trabalho como jornalista”, afirmaram o editor do WSJ, Almar Latour, e a editora-chefe do jornal, Emma Tucker, em comunicado.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário