Tríduo da Proteção acontece até quinta (4) na Igreja do Bonfim
Evento religioso antecede a "Sexta da Proteção", quando milhares de baianos e turistas sobem a Colina Sagrada para fazer pedidos referentes ao novo ano

Foto: Luanne Ribeiro/ Ascom Bonfim
A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador, deu início na terça-feira (2), ao Tríduo da Proteção. O evento religioso vai até quinta, com uma agenda de celebrações que antecede a "Sexta da Proteção", quando milhares de baianos e turistas sobem a Colina Sagrada para fazer pedidos referentes ao novo ano.
Na terça (2), na quarta (3) e na quinta-feira (4), as missas serão realizadas às 7h30, 9h, 10h30 e 17h. Na sexta (5), a primeira do ano, missas campais serão realizadas de hora em hora, de 5h às 17h, no Largo do Bonfim, em frente ao templo.
Tradicionalmente, as pessoas vestem roupas na cor branca e amarram as fitinhas no gradil da igreja, além de acender velas e visitar a sala dos ex-votos, para fazer pedidos e fortalecer a fé.
Essa programação antecede a tradicional Lavagem do Bonfim. Neste ano, a celebração será no próximo dia 11, segunda quinta-feira de janeiro. Como nos anos anteriores, a multidão deve caminhar os 8 km entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, até o Bonfim. Três dias após a lavagem, em 14 de janeiro, a Basílica encerra a programação.