Trio de estudantes brasileiros ganha 10 mil dólares em prêmios The Mathematical Contest in Modeling (MCM) e The Interdisciplinary Contest in Modeling (ICM), nos EUA!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
Amigos desde a Escola Americana, um time de três estudantes cariocas acaba de ganhar a maior competição de modelagem matemática do mundo, prêmio internacional do Consórcio de Matemática e suas Aplicações (Consortium for Mathematics and Its Applications/COMAP). As competições são The Mathematical Contest in Modeling (MCM) e The Interdisciplinary Contest in Modeling (ICM), das quais participaram mais de 21 mil times de mais de 20 países, Foram mais de 61 mil pessoas competindo, de mais de mil universidades.
Erik Novak, 23 anos, Nicolas Salazar, 22 e Enzo Moraes Mescal, 21, são estudantes da Duke University, em Durham, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e ganharam dez mil dólares em prêmios. É um resultado inédito e histórico para o Brasil. Os brasileiros foram o time mais premiado da competição como um todo.
O resultado, anunciado essa semana, é relativo a competição que aconteceu em fevereiro, quando seis possíveis problemas de modelagem foram propostos. Os brasileiros escolheram modelar a reserva natural Massai Mara, no Quénia, propondo um orçamento ao governo que otimizasse o turismo, o ecossistema e a economia local. Um relatório de 25 páginas, com prazo de 96 horas para conclusão.
O time de brasileiros ganhou a designação "Outstanding Winner", dada a 37 times com os melhores relatórios, e além disso, também ganharam o COMAP International Scholarship Award, o prêmio mais exclusivo da competição, que vem com 10 mil dólares, dado a somente quatro times. Eles também receberam prêmios oferecidos pela Mathematical Association of America (MAA) e pela Society for Industrial and Applied Mathematics (SIAM), ambos de excelência e concedidos por associações acadêmicas americanas.
A modelagem matemática é o conjunto de procedimentos cujo objetivo é construir um paralelo para tentar explicar, matematicamente, os fenômenos presentes no cotidiano do ser humano, ajudando-o a fazer predições e a tomar decisões.