• Home/
  • Notícias/
  • Turismo/
  • Tripulantes da agência de viagem Azul aprovam redução da jornada de trabalho em 40% até 2021
Turismo

Tripulantes da agência de viagem Azul aprovam redução da jornada de trabalho em 40% até 2021

Plano foi aprovado por mais de 80% dos tripulantes, em uma votação on-line

Por Da Redação
Ás

Tripulantes da agência de viagem Azul aprovam redução da jornada de trabalho em 40% até 2021

Foto: Reprodução

Os tripulantes da agência de viagens Azul aprovaram um acordo coletivo para o período de crise, onde está previsto uma redução média de remuneração da ordem de 37% até o fim de 2021, com redução desproporcional de jornada e estabilidade no emprego durante o período.

O percentual redutivo segue uma tabela regressiva que apresenta variações ao longo dos trimestres, com previsão de ampliação da jornada na medida em que a demanda for sendo retomada.

Da mesma maneira que o acordo trabalhista acertado pelos tripulantes com a Gol, não estão previstas demissões que não sejam voluntárias.

O acordo da Azul prevê três programas voluntários: licença não remunerada, aposentadoria e demissão, com manutenção do plano de saúde e benefício de viagem. Quanto mais tripulantes integrarem os programas voluntários, menor será o desconto no salário da tripulação restante. Está previsto no plano também, gatilhos para recompor a remuneração caso a demanda volte mais rápido do que o previsto.

O plano foi aprovado por mais de 80% dos tripulantes, em uma votação on-line de dois dias e conduzida pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, e finalizada na tarde da última quarta-feira (24).

Diante da crise causada pelo novo coronavírus, que afetou as companhias aéreas de maneira dramática, a agência Azul está realizando aproximadamente 150 voos diariamente. Antes da crise, eram aproximadamente 1.000 voos por dias.

Dentre as três grandes agências aéreas brasileiras, falta aprovação do acordo coletivo da Latam. As negociações estão difíceis e os termos propostos pela empresa, com reduções permanentes na política de remuneração, têm sido duramente criticados pelos tripulantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário