Trump acusa o Brasil de tentar fazer 'execução política' com Bolsonaro
O presidente dos EUA também afirmou que não se preocupa com a aproximação do Brasil com a China

Foto: Casa Branca dos EUA/YouTube/Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (14) que o Brasil tenta fazer uma "execução política" contra Jair Bolsonaro. O republicano também criticou a relação comercial entre os países.
"Eu sou muito bom com pessoas, ele [Jair Bolsonaro] é um homem honesto, acho que o que eles fizeram... essa é uma execução política o que eles estão tentando fazer com Bolsonaro. Acho que isso é terrível", disse Trump a repórteres na Casa Branca.
O presidente americano falou sobre o assunto após ser questionado se não fica preocupado com a maior aproximação do Brasil com a China.
"Não, não estou preocupado nem um pouco. Não, eles podem fazer o que quiserem, eles não estão indo muito bem. O que nós estamos fazendo em termos de economia, estamos impressionando todo mundo, incluindo a China", argumentou.
Em meio ao tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, Brasil e China trabalham na criação de um protocolo bilateral para certificação e rastreabilidade de produtos agropecuários, com foco central na exportação de carne e soja para o país asiático.
Na última terça-feira (12), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, reforçou o apoio à defesa da soberania brasileira, após uma ligação entre os presidentes Lula (PT) e Xi Jinping.