Vídeo: Trump anuncia 10% de taxação para produtos brasileiros
Republicano prometeu implementar tarifas recíprocas a países que cobram taxa de importação de produtos americanos

Foto: Reprodução/CNN
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) que vai taxar em 10% os produtos brasileiros. A medida faz parte de uma série de impostos de importação impostas pelo mandatário, no que chamou de 'Dia da Libertação'.
O presidente apresentou uma extensa placa com a lista de países, além da tarifa que as nações supostamente aplicam aos produtos americanos e o quanto os Estados Unidos cobrarão dos parceiros a partir de meia-noite desta quinta-feira (3).
O Brasil ainda aparece na lista dos países que possuem a menor tarifa a ser cobrada. A taxa de 10% será o patamar mínimo, de acordo informado pelo presidente americano. Da mesma forma como o Brasil, outros países ficarão com 10% a exemplo de Reino Unido e Cingapura.
Confira a lista completa e entenda os critérios adotados em sequência:
- Camboja - 49%
- Vietnã - 46%
- Tailândia - 36%
- China - 34%
- Taiwan - 32%
- Suíça - 31%
- Coreia do Sul - 25%
- Japão - 24%
- Malásia - 24%
- União Europeia - 20%
- Reino Unido - 10%
- Brasil - 10%
Compreenda os critérios
Na tabela mostrada por Trump, os países são listados segundo o que as referidas economias praticam de barreiras comerciais aos Estados Unidos. O governo americano considerou uma série de critérios, como a diferença entre a tarifa de importação aplicada pelos EUA e pelo parceiro em questão, os impostos dentro do país e barreiras não-tarifárias.
A expectativa do anúncio mexeu com os mercados em todo o mundo. No Brasil, governo e exportadores ficaram sob tensão.
A maioria dos países vê as tarifas de Trump como algo destrutivo para a economia global e já indicaram que devem impor suas próprias retaliações.
Confira mais no vídeo abaixo: