Trump assina ordem para estender prazo de desligamento do TikTok
Acordo com o governo da China pode ser fechado ainda esta semana

Foto: Alan Santo/Agência Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (16) uma ordem executiva estendendo em mais três meses o prazo para que a controladora chinesa do TikTok, a ByteDance, venda as operações da plataforma no país. Com isso, o aplicativo segue em funcionamento.
A ordem assinada por Trump foi necessária para evitar a indisponibilidade do TikTok, já que a extensão anterior expiraria nesta quarta-feira (17). A proibição do TikTok nos EUA já foi estendida três vezes desde que entrou em vigor, em 19 de janeiro deste ano.
Essa medida, porém, poderá ser substituída ainda no final desta semana, devido a um acordo entre os envolvidos, anunciado pelo governo Trump na segunda-feira (15) após uma reunião com o líder chinês Xi Jinping. É esperado que a empresa chinesa venda os ativos americanos do aplicativo a um comprador apoiado pelos americanos.
Mais cedo, em conversa com repórteres na Casa Branca, Trump afirmou ter “um acordo sobre o TikTok” com os chineses.
"Cheguei a um acordo com a China, falarei com o presidente Xi na sexta-feira para confirmar tudo", revelou.
Em entrevista à CNBC, o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, afirmou que o acordo era semelhante aos termos comerciais negociados no começo do ano. "Esse acordo não seria concluído sem as devidas garantias para a segurança nacional dos EUA", declarou.
"Parece que também conseguimos atender aos interesses chineses", complementou.
*Com informações da CNN e do O Globo