Trump aumenta para 125% taxação contra a China e anuncia "pausa" em tarifaço para outros países
Segundo o presidente dos EUA, a decisão foi tomada após a "falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais"

Foto: Isac Nóbrega/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na tarde desta quarta-feira (9) que irá aumentar a tarifa sobre produtos da China de 104% para 125%. A declaração foi realizada através da Truth Social.
"Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato", escreveu o presidente.
LEIA TAMBÉM: 'Tarifaço' de Trump: confira as reações de países e os efeitos no mercado financeiro
Trump espera que, em um futuro próximo, a China perceba que "os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis".
Além disso, o republicano também anunciou que autorizou a redução das taxas aplicadas para outros países, pelo prazo de 90 dias. Segundo ele, a medida seria apenas uma "pausa" no tarifaço.
"Autorizei uma pausa de 90 dias e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também, com efeito imediato", revelou.
Na publicação, Trump explica que a decisão teve como base os mais de 75 países que convocaram representantes dos Estados Unidos, incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e USTR (agência do governo para o comércio exterior), para negociar e que não retaliaram o tarifaço.
Foto: Reprodução/Truth/@realDonaldTrump