Trump diz que forças dos EUA destruíram barco com drogas vindo da Venezuela
Ação foi confirmada pelo secretário de Estado e ocorre em meio à pressão de Washington contra o governo Maduro

Foto: Arquivo Agência Brasil I Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (2) que militares norte-americanos atacaram um navio carregado de drogas que teria partido da Venezuela. Durante pronunciamento na Casa Branca, ele afirmou: “Nos últimos minutos, literalmente destruímos um barco, um barco carregado de drogas. Temos muitas drogas entrando em nosso país, chegando há muito tempo, e essas vieram da Venezuela”.
A operação também foi confirmada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, que escreveu em sua conta no X que a embarcação “estava sendo operada por uma organização narcoterrorista” na região costeira do sul do Caribe.
Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes sobre a ação militar, a declaração de Trump ocorre em meio ao aumento da pressão de Washington contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusado pelos EUA de chefiar o chamado cartel de Los Soles, supostamente envolvido no tráfico internacional de drogas.
Nos últimos dias, a Casa Branca reforçou que está disposta a usar “todo o poder” norte-americano para combater o narcotráfico na América Latina. Uma frota de navios de guerra já se desloca para a costa da Venezuela, dentro da nova diretriz que permite classificar cartéis como grupos terroristas, possibilitando a atuação das tropas dos EUA em território estrangeiro.