• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Trump é acusado de orquestrar ‘esquema criminoso’ para influenciar eleições de 2016

Trump é acusado de orquestrar ‘esquema criminoso’ para influenciar eleições de 2016

Julgamento do ex-presidente segue nesta semana

Por Da Redação
Ás

Trump é acusado de orquestrar ‘esquema criminoso’ para influenciar eleições de 2016

Foto: Reprodução/Youtube

O julgamento do ex-presidente dos Estados Unidos e candidato às eleições de novembro, Donald Trump, entrou na última segunda-feira (22) na fase de apresentação de argumentos acusatórios e testemunhas no tribunal de Manhattan, em Nova York.

O caso tem como pano de fundo os esforços do republicano para encobrir um escândalo sexual. Trump teria subornado a atriz pornô Stormy Daniels para que ela não comentasse sobre uma relação extraconjugal ocorrida uma década antes na véspera das eleições presidenciais de 2016, na qual Trump saiu vitorioso. Se condenado, o bilionário poderá enfrentar até quatro anos de prisão.

Os promotores de Manhattan afirmaram que o ex-presidente orquestrou um “esquema criminoso” para influenciar o pleito de 2016. Em sua argumentação oral, o promotor Matthew Colangelo declarou que o caso é sobre “uma conspiração criminosa” e que Trump “mentiu repetidas vezes” para ocultar o pagamento de US$ 130 mil (R$ 680 mil, na cotação atual) à Stormy.

Trump, que se considera vítima de uma “caça às bruxas”, classifica o julgamento como uma “farsa”. Em meio à campanha pelo seu retorno à Casa Branca nas eleições presidenciais de novembro, o republicano tem manifestado sua insatisfação por precisar comparecer todos os dias ao tribunal de Manhattan enquanto o presidente dos EUA e seu rival na disputa, Joe Biden, tem feito campanha nas ruas. Ao chegar à corte, o magnata disse que o julgamento era “uma interferência eleitoral” e que este era “um dia triste para os Estados Unidos”.

Para o advogado de defesa Todd Blanche, “não há nada de errado em tentar influenciar uma eleição”. “Isso se chama democracia”, defendeu. Depois de dizer diretamente aos jurados que Trump “é uma pessoa como você e eu”, afirmou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário