Trump reafirma intenção de anexar Groenlândia a território estadunidense
Presidente dos EUA já havia divulgado interesse em tomar posse do território em uma coletiva de imprensa realizada em janeiro deste ano

Foto: Isac Nóbrega\PR
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, fez um pronunciamento na quarta-feira (26), e reafirmou o desejo de anexar a Groenlândia ao território estadunidense.
"Precisamos da Groenlândia para a segurança internacional. Precisamos dela. Temos que tê-la", disse Trump ao justificar a intenção em conquistar o território.
Já nesta sexta-feira (28), o vice-presidente dos EUA, James David Vance, fez uma polêmica visita à ilha autônoma da Dinamarca.
Lideranças dinamarquesas demonstraram insatisfação com a visita que não foi previamente agendada. A viagem ainda precisou ser reduzida, sob a decisão de focar a visita apenas em uma base militar americana em território dinamarquês.
O governo dinamarquês criticou severamente a decisão dos EUA, e a classificou como uma "pressão inaceitável".
Além das questões de segurança citadas por Trump, a aquisição do território também permitiria um maior controle dos Estados Unidos sobre rotas mais rápidas de navegação e controle de minerais de terras rasas, como as da Ucrânia, além de recursos energéticos ainda inexplorados.
Trump apresentou o entendimento de que a população local talvez seja contra a junção da Groenlândia ao território estadunidense, mas afirmou que precisa convencê-los sob a argumentação de que não é possível defender a terra sem que haja a anexação.