Trump recomenda taxação de 50% sobre produtos da União Europeia
Segundo o presidente, a União Europeia tem 'tirado vantagem' em negociações com os Estados Unidos

Foto: Reprodução/Alan Santos/PR | Redes Sociais
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (23) que recomendou uma tarifa direta de 50% sobre produtos da União Europeia, a partir do mês de junho.
Segundo o representante estadunidense, a União Europeia é formada com o intuito de tirar vantagem dos Estados Unidos, e por isso, as negociações tem sido bastante complicadas."A União Europeia, formada com o objetivo principal de tirar vantagem dos Estados Unidos no COMÉRCIO, tem sido muito difícil de lidar [...] Nossas discussões com eles não estão levando a lugar algum!", anunciou Trump no Truth Social.
Confira publicação de Trump na íntegra:
"A União Europeia, que foi formada com o objetivo principal de tirar vantagem dos Estados Unidos no COMÉRCIO, tem sido muito difícil de lidar. As suas poderosas barreiras comerciais, impostos sobre o IVA, sanções corporativas ridículas, barreiras comerciais não monetárias, manipulações monetárias, ações judiciais injustas e injustificadas contra empresas americanas e muito mais, levaram a um déficit comercial com os EUA de mais de 250 milhões de dólares por ano, um número que é totalmente inaceitável. Nossas discussões com eles não levam a lugar nenhum! Portanto, recomendo uma tarifa direta de 50% na União Europeia, a partir de 1º de junho de 2025. Não há tarifa se o produto for construído ou fabricado nos Estados Unidos. Obrigado pela sua atenção a este assunto!"
Tarifas sobre Iphones fabricados fora dos EUA
Ainda nesta sexta, Trump ameaçou tarifar os Iphones vendidos nos EUA, caso os celulares sejam fabricados e montados fora do país. Em menção direta ao CEO da Apple, Tim Cook, Trump afirmou que caso os aparelhos sejam confeccionados "na Índia ou em qualquer outro lugar" será aplicada uma tarifa de pelo menos 25% sobre os produtos, em solo estadunidense.
Recado a CEO da Apple
Foto: Reprodução/Redes Sociais