Trump retira EUA de fundo da ONU para a democracia

Além do Fundo, país rompeu com Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA Internacional)

Por Da Redação
Às

Trump retira EUA de fundo da ONU para a democracia

Foto: Official White House/ Daniel Torok

Donald Trump determinou nesta última quarta-feira (7) a saída dos Estados Unidos de 35 organizações e 31 organismos ligados à Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil participa de 34 das 66 instituições deixadas pelos EUA. 

Dentre os organismos está um instituto que atuou como observador das eleições de 2022. Além de um fundo da ONU para democracia que financiou milhões de dólares em projetos no Brasil. 

A informação saiu em uma lista oficial divulgada pela Casa Branca e do mapeamento, realizado pelo G1, da relação dessas entidades com o país. 

O Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA Internacional), uma das organizações das quais os EUA saiu, atuou como observador internacional nas eleições de 2022. O Brasil é um dos Estados membros. 

O Fundo da ONU para a Democracia (UNDEF) financiou nove projetos entre 2007 e 2025 no Brasil, com repasses que somam US$ 1,9 milhão, equivalente a aproximadamente R$ 9,7 milhões em valores atuais. Dentre os projetos estão Fortalecimento da Governança Climática Inclusiva no Brasil”, executado pela organização Justiça Global e ações conduzidas pela Associação Direitos Humanos em Rede, entre setembro de 2023 e agosto de 2025. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário