Trump se nega a responder sobre como votou sobre o direito ao aborto
Ex-presidente compareceu à sua seção eleitoral na Flórida (EUA) e falou com a imprensa sobre temas em alta no período eleitoral estadunidense
Foto: Reprodução
O atual candidato à presidência, Donald Trump compareceu à seção eleitoral na Flórida para votar nas eleições dos Norte-americanos, com a esposa, Melania Trump, nesta terça-feira (5). Durante a visita, Trump foi questionado por jornalistas sobre qual é o posicionamento em relação a uma proposta estadual que visa espalhar o acesso ao aborto.
Ainda que Trump tenha comentado em agosto que votaria contra a expansão, ele evitou dar uma resposta direta quando perguntado sobre como votou especificamente. “Fizemos um excelente trabalho ao trazer esse tema de volta aos Estados Unidos, como vocês sabem”, declarou. O candidato republicano reiterou que apoia abortos em casos de estupro, incesto e situações em que a mãe corre risco de morte.
O direito ao aborto foi um dos temas centrais da eleição de 2024, especialmente após a decisão da Suprema Corte de reverter Roe v. Wade, que durante décadas havia garantido o direito federal ao aborto nos EUA.
Trump volta a reafirmar a preferência por voto impresso
Durante o pronunciamento, Donald Trump também expressou apoio ao uso do voto impresso como forma de garantir transparência e celeridade na apuração dos votos. Segundo o ex-presidente, embora alguns locais nos Estados Unidos ainda utilizem urnas eletrônicas, a apuração manual pode ser mais confiável.
Trump também aproveitou para retomar outros temas centrais da campanha, como imigração e inflação.
“Queremos que as pessoas venham para os Estados Unidos, sim, mas de forma legal, com fronteiras fortes. Queremos ser um país inclusivo. Essa é uma grande questão,” afirmou o republicano, moderou o tom, que usualmente é mais enfático sobre os temas.