Brasil

TSE atualiza sistema de filiação partidária com dupla autenticação

Mudança ocorre após filiação,erroneamente, do presidente Lula ao PL

Por Da Redação
Ás

TSE atualiza sistema de filiação partidária com dupla autenticação

Foto: Secom / TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que o Sistema de Filiação Partidária, conhecido como Filia, passará por uma atualização, incorporando o segundo fator de autenticação através do e-Título. A decisão foi tomada após um incidente na última semana envolvendo a filiação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao Partido Liberal (PL), antigo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, resultando na abertura de um inquérito pela Polícia Federal.

A mudança de partido atualmente exige o uso de uma senha especial e um cadastro na Justiça Eleitoral. No caso de Lula, o TSE identificou que a senha utilizada para a mudança pertencia à advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, do PL. No entanto, ainda não há confirmação sobre se ela foi a responsável pela alteração ou se o cadastro foi utilizado por terceiros.

O suposto caso de falsidade ideológica levou o TSE a antecipar os planos de atualização do sistema, que agora será lançado em fevereiro. Com a implementação do novo sistema, todas as pessoas que operam o Filia com o uso de senha terão que utilizar também o e-Título para confirmar o acesso, exigindo o cadastramento prévio de biometria na Justiça Eleitoral.

A autenticação em dois fatores, comum nos sistemas modernos, adiciona uma camada extra de proteção. Quando acessar o Filia, o representante do partido deverá, além da senha, preencher uma informação solicitada na tela do sistema, a ser confirmada através do aplicativo da Justiça Eleitoral.

Para a implantação dessa atualização, o sistema ficará indisponível a partir deste sábado (13), com previsão de conclusão no início de fevereiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.