TSE descarta possibilidade de adiar as eleições municipais apenas no Rio Grande do Sul
Ideia de discutir o adiamento veio do governador Eduardo Leite; entenda
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) descartam a possibilidade de adiar as eleições municipais apenas no Rio Grande do Sul devido às enchentes que atingiram praticamente todo o estado desde o fim de abril.
De acordo com informações do jornal O Globo, a votação ocorrerá em menos de cinco meses e não seria possível tomar essa decisão neste momento. Além disso, há impedimentos jurídicos, já que adiar o pleito significaria prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos.
A ideia de discutir o adiamento veio do governador Eduardo Leite (PSDB), em entrevista ao jornal. Ele argumentou que a troca de gestores durante a reconstrução das cidades poderia prejudicar as políticas públicas, além de ser problemático gastar energia em uma campanha em meio a tantas urgências.
Números da tragédia
Chegou a 157 o número de mortes em razão dos temporais e cheias que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril. Em boletim divulgado às 18h de segunda-feira (20), a Defesa Civil do estado ainda informou que 85 pessoas estão desaparecidas.