Política

TSE detecta 200 falhas em testes de totalização de votos em urnas eletrônicas

Informações constam em balanço divulgado pela própria Corte Eleitoral

Por Da Redação
Ás

TSE detecta 200 falhas em testes de totalização de votos em urnas eletrônicas

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em mais um teste abrangente dos sistemas de totalização de votos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram detectadas mais de 200 falhas nos softwares a serem utilizados nas eleições deste ano. O resultado dos testes que tiveram início na última segunda-feira (20) foi informado em balanço parcial da Corte Eleitoral. O número corresponde à quantidade de problemas encontrados até quinta-feira (23).

As testagens são feitas justamente com o objetivo de identificar possíveis falhas e corrigi-las a tempo do pleito de outubro. O tribunal aponta que a maioria dos problemas identificados já foram solucionados.

O balanço final do teste, finalizado nesta sexta-feira (24), ainda não foi divulgado. Os sistemas ainda passarão por outra checagem, maior, prevista para acontecer no próximo mês.

O teste aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, e envolveu mais de 100 servidores e funcionários terceirizados da Justiça Eleitoral, que reproduziram possíveis cenários de uma eleição.

Além do sistema de totalização, o sistema de divulgação de candidaturas, em que são publicados os dados de todos os candidatos também foi testado, assim como as ferramentas usadas para fazer auditoria da votação.

Os testes verificam como diferentes sistemas interagem entre si. Após a correção, será feita a lacração dos sistemas. Antes, no entanto, será analisado em todos os 27 TREs se o problema foi solucionado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário