Eleições

TSE determina remoção de post que liga Lula a irmão de Adélio Bispo

Em decisão, ministra aponta divulgação de fake news

Por Da Redação
Ás

TSE determina remoção de post que liga Lula a irmão de Adélio Bispo

Foto: José Cruz / Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na noite do último domingo (28), a remoção de duas publicações com informações falsas sobre o candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Uma das publicações associava o petista ao irmão de Adélio Bispo, homem que esfaqueou o presidente Jair Bolsonaro, atual candidato à reeleição, durante a campanha de 2018.

A outra postagem afirmava que o ex-presidente, se eleito, acabaria com serviços de entrega por aplicativo como iFood e Uber. Ambas as decisões são da ministra Maria Cláudia Bucchianeri, que atendeu a pedidos da coligação Brasil da Esperança, que apoia Lula. No caso da primeira postagem, circulou pelas redes sociais uma foto mostrando Lula ao lado de um homem que seria o irmão de Bispo. Contudo, trata-se do médico Marcos Heridijanio, que foi candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 2018. 

Na segunda decisão, Bucchianeri determinou a remoção de um post no qual o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirma que Lula acabaria com o iFood e a Uber, tendo como base declaração em que o ex-presidente criticou, em entrevista a uma rádio, os poucos direitos trabalhistas dos entregadores por aplicativo. “Jamais houve qualquer afirmação no sentido de 'encerramento' dessas funções ou de proibição do trabalho por aplicativo, mas, apenas, a intenção de revestir tais postos de trabalho de mais direitos e garantias”, escreveu Bucchianeri após analisar a representação da defesa de Lula.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário