TSE julga nesta quinta (1º) candidatura de Roberto Jefferson à Presidência da República

Ex-deputado vive impasse por causa de condenação em 2012 e processo envolvendo suposto grupo criminoso digital

Por Da Redação
Ás

TSE julga nesta quinta (1º) candidatura de Roberto Jefferson à Presidência da República

Foto: Felipe Menezes/PTB Nacional

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga de forma definitiva, nesta quinta-feira (1º), a candidatura do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) à Presidência da República nas eleições de 2022. 

O julgamento vai analisar o argumento dado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que alegou que o presidenciável não pode disputar o pleito por causa de uma condenação no caso do mensalão, em 2012.

Jefferson foi o delator do esquema e, à época, foi condenado a 7 anos e 14 dias de prisão, inicialmente em regime semiaberto, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ex-deputado foi preso novamente em agosto de 2021, depois de uma ordem de prisão preventiva do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE. Neste processo, Jefferson é acusado de participar de uma organização criminosa digital que promove ataques à democracia.

Diante do cenário, o ministro do TSE Carlos Horbach proibiu o petebista de participar do horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio, que teve início no dia 26 de agosto.

Roberto Jefferson também foi proibido de usar o dinheiro dos fundos eleitoral e partidário para financiar sua campanha. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário