TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

Cidadão poderá ligar para número 1491

Por Agência Brasil
Ás

Atualizado
TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral ao redor do Brasil. A informação foi divulgada nesta terça-feira (6) pela presidente Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia.

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar a partir desta quarta-feira (7) o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar qualquer tipo de desinformação que tiver presenciado. A ligação é gratuita. 

Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) para as providências cabíveis. 

Além disso, a Polícia Federal terá um painel de acompanhamento do andamento das denúncias recebidas. Cármen Lúcia também informou que as plataformas de internet assinaram acordos com o TSE para combater a desinformação durante o pleito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário