TSE marca para a próxima terça julgamento de ações contra Bolsonaro e Braga Netto
Os dois são alvo de três ações de investigação
Foto: Agência Brasil
O julgamento de três ações de investigação contra Jair Bolsonaro e o candidato a vice Braga Netto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi marcado para a próxima terça-feira (10). Na ocasião, haverá a exposição de argumentos das partes, do Ministério Público Eleitoral e os votos de cada ministro.
A pauta foi incluída a pedido do ministro relator Benedito Gonçalves. As ações, apresentadas pelo PDT e pela coligação que apoiou a eleição do presidente Lula, apuram possíveis irregularidades no suposto uso de sedes do governo federal para campanha eleitoral da chapa Bolsonaro.
Os políticos do PL foram acusados de abuso de poder político, desvio de finalidade e conduta proibida a agentes públicos nas eleições. Este tipo de ação pode levar à inelegibilidade dos investigados.
Durante o processo, estão dentre as provas o depoimento dos governadores Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Ibaneis Rocha (Distrito Federal), além de detalhes sobre gasto financeiro em eventos.
Nesta semana, o procurador-geral eleitoral Paulo Gonet se manifestou defendendo a rejeição das três ações. No total, o ex-presidente é alvo de 17 ações na Corte Eleitoral