Eleições

TSE recebe 120 denúncias de propaganda eleitoral irregular

Coligação Brasil da Esperança foi responsável por ajuizar quase metade das ações

Por Da Redação
Ás

TSE recebe 120 denúncias de propaganda eleitoral irregular

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o início oficial da campanha, em 16 de agosto, recebeu 120 representações com pedidos de resposta, denúncias de propaganda irregular no rádio e na TV e de disseminação de “fake news” nas redes sociais.

A Coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi responsável por ajuizar quase metade do total de ações. O levantamento foi feito pelo Valor, a partir de dados repassados pela própria Corte até o dia 15 de setembro.

Das 58 ações apresentadas pela coligação petista, 17 obtiveram decisões favoráveis, a maioria delas para remover conteúdos falsos divulgados na internet, incluindo postagens do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Outros 14 pedidos foram negados e 27 aguardam uma decisão dos ministros responsáveis pela propaganda.

Entre as ações que aguardam uma decisão do TSE estão pedidos de respostas contra críticas sofridas por Lula, especialmente em programas da Rádio Jovem Pan.

Já as investidas de Bolsonaro contra seus adversários políticos têm sido menos frutíferas do que a campanha gostaria. Das sete representações analisadas no período, quatro foram negadas e três deferidas. Outras dez seguem sem decisão.

Outras campanhas têm acionado o TSE com menos frequência. Ciro impetrou 11 representações contra seus rivais na disputa. A  senadora Soraya Thronicke (União-MS) peticionou no TSE sete vezes. E, a Tebet ajuizou apenas três. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário