Coronavírus

Túnel de Desinfecção produzido pelo Senai Cimatec é implantado na UPA de Ipiaú

O equipamento é voltado para profissionais que utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs)

Por Da Redação
Ás

Túnel de Desinfecção produzido pelo Senai Cimatec é implantado na UPA de Ipiaú

Foto: Divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Ipiaú recebeu, no sábado (16), um Túnel de Desinfecção para ajudar no combate ao novo coronavírus. A implantação faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado e o Senai Cimatec, responsável pelo desenvolvimento do equipamento.

As outras unidades de saúde que já receberam o equipamento são: Instituto Couto Maia, Unidade de Pronto Atendimento do Vale dos Barris, hospitais Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), Espanhol, Subúrbio, Ernesto Simões Filho e Martagão Gesteira em Salvador, além do Costa do Cacau, em Ilhéus, Calixto Midlej Filho, em Itabuna, São Vicente e Prado Valadares, em Jequié, e Riverside, em Lauro de Freitas.

O túnel possui formato de um corredor de 2,5 metros, pelo qual o profissional de saúde passa ao final do expediente, antes da retirada do EPI, para desinfecção. O equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC, uma bomba de alta pressão e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização. O desinfetante utilizado (hipoclorito) já é amplamente recomendado e utilizado para uso na desinfecção de superfícies de ambientes hospitalares e domiciliares.

Os túneis de desinfecção foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec, e atendem adequadamente aos requisitos especificados pela Anvisa.

“A gente sabe que a contaminação do profissional da área da saúde, cerca de 50% ocorre não no contato com o paciente, mas quando ele vai se desparamentar. Ao passar pelo túnel de desinfecção e receber o spray, o profissional pode retirar estes equipamentos de proteção individual sem risco de contaminação”, destacou Badaró.

A UPA de Ipiaú, dedicada a pacientes suspeitos de Covid-19, realizou desde a inauguração, em 23 de abril, mais de 300 atendimentos.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.