Moda & Beleza

Turbantes: Veja como usar o adereço no dia a dia

No Brasil, o turbante chegou juntamente aos negros africanos escravizados

Ás

Turbantes: Veja como usar o adereço no dia a dia

Foto: Reprodução

O turbante é um dos adereços mais antigos da humanidade. Usado para proteger a cabeça do sol, ele carrega também diversos significados ligados à fé e à posição social em diversas culturas, da islâmica até a indiana. A origem não é definida, porém nas regiões do Oriente Médio, norte da África e sul da Ásia, seu uso é muito difundido entre homens e mulheres.

No Brasil, o turbante chegou juntamente com os negros africanos escravizados, e está muito associado à vestimenta das baianas de acarajé e quituteiras que costumavam utilizar o adereço. Mas hoje em dia, o turbante é um elemento de estilo que foi incorporado na moda, e está espalhado pelo mundo inteiro, carregando consigo toda a sua bagagem cultural e histórica.

Em Salvador, o adereço faz muito sucesso: em uma simples caminhada pela cidade, é possível ver diversas mulheres usando as amarrações nos cabelos, e até mesmo no comércio popular, o acessório é bastante comercializado. Ainda há quem ache difícil aderir ao turbante, seja pela dificuldade das amarrações ou por não saber como combinar as suas cores vibrantes e estampas características com o resto do visual. 

Porém, este adereço tem o poder de levantar qualquer produção básica, e ainda é um ótimo aliado para os dias em que o cabelo não está ajudando. Na balada, por exemplo, o turbante dá aquele toque extra de personalidade. Vale apostar nas clássicas estampas étnicas ou em tecidos com acabamento brilhante, ideal para quem quer chegar "causando" na noite. 

 

 

No trabalho, o turbante também vai super bem. Aproveite para tornar a hora de se arrumar mais rápida e objetiva, investindo na amarração sem se preocupar com o ritual de lavar e secar as madeixas todas as manhãs. Combine com camisas mais formais e sem estampa, afinal, o ponto de cor já ficará por conta do acessório. A calça jeans dá o toque urbano ao visual, mas o turbante também casa perfeitamente com vestidos e saias. No caso de optar por um look estampado, prefira os tecidos lisos para usar na cabeça. 

 

 

Na praia, o turbante é perfeito para proteger o cabelo do excesso de sol, vento e sal, que não são os melhores amigos dos fios. Vale até mesmo improvisar uma amarração com as cangas, que tem o tamanho perfeito para esta função. 

 

 

Em dias de chuva, o cabelo costuma sofrer com a umidade do ar. Nessas horas, o turbante aparece novamente como uma excelente opção. Além de salvar as madeixas, ele traz um ponto de cor e vibração para os dias cinzas. 

 

 

Já naqueles dias corridos, muitas vezes falta tempo para pensar numa produção mais elaborada para sair, não é mesmo? Em dias de aula da faculdade, agenda cheia ou de preguiça no fim de semana, o turbante dá aquele up ao look. Invista em peças frescas e confortáveis, como t-shirts, shorts e tênis. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.