• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Turbulências de 'ar claro' se tornarão mais frequentes e podem ser perigosas, aponta estudo
Mundo

Turbulências de 'ar claro' se tornarão mais frequentes e podem ser perigosas, aponta estudo

Fenômeno preocupa pesquisadores porque são as mais difíceis de se navegar

Por Da Redação
Ás

Turbulências de 'ar claro' se tornarão mais frequentes e podem ser perigosas, aponta estudo

Foto: Pixabay

Uma pesquisa apontou que as turbulências em voos irão acontecer com mais frequência e serão mais intensas do que o normal, por causa do aumento das temperaturas da superfície do planeta. 

Contudo, os estudiosos destacam que não é qualquer tipo de turbulência, mas sim a chamada de "ar claro", que acontece quando o céu está limpo e sem nuvens, e normalmente passam despercebidos do radar de uma avião.

Por conta dos ferimentos, atrasos, danos e desgaste de aviões, as agitações em voos custam milhões de dólares anualmente para as companhias aéreas. Por isso, é natural que elas fiquem ainda mais preocupadas com um possível encarecimento dos voos.

Esse fenômeno causa preocupação porque são as mais difíceis de se navegar. Ao contrário das gotículas de água no ar que ajudam os radares a identificar uma possível tempestade, as turbulências de ar claro não contam com nuvens formadas, o que não causa nenhum tipo de anormalidade. 

Esse fenômeno se forma devido às diferenças na velocidade do vento em diferentes altitudes, chamadas de cisalhamento do vento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.