Turismo religioso atraiu 600 mil pessoas para o município de Bom Jesus da Lapa
Romaria do Bom Jesus preencheu 100% da rede hoteleira da cidade, relata ministério
Foto: Santuário de Bom Jesus da Lapa e suas grutas são os pontos turísticos mais visitados no município I Crédito: Setur/BA
Decorrente da Romaria do Bom Jesus, cerca de 600 mil pessoas passaram pelo município de Bom Jesus da Lapa, Centro-Sul da Bahia, em um período de 10 dias. A movimentação corriqueira no município movimentou a economia local em diversos setores. O balanço foi divulgado nesta semana pelo Ministério do Turismo.
A festa, que já realizou mais de 20 missas durante o final de semana, é a mais antiga do país e a terceira mais popular, com mais de 300 anos de história.
Movimentando a economia com turismo religioso
A cidade registrou ocupação máxima nos hotéis e pousadas locais, tendo reservas garantidas pelos turistas há mais de um mês antes da festa. Dentre os turistas, estavam baianos de outras regiões do estado, paulistas, mineiros, goianos e capixabas.
O setor hoteleiro não foi o único que conseguiu faturar no município. A grande massa de turistas no local movimentou, também, a economia em outros setores como: o gastronômico e o comercial, devido a venda de artigos religiosos, terços, imagens e camisetas. Além de valorizar a venda do artesanato local.
Para o ministro do Turismo interino, Daniel Nepomuceno, isso demonstra a importância que as atividades turísticas têm na movimentação dos diversos segmentos da economia local, gerando mais emprego e renda para os cidadãos.
“Esse tipo de turismo promove um movimento muito interessante de dar oportunidades às pequenas e médias cidades de se beneficiarem da atividade turística. Esse fluxo aquece a economia destes destinos e promove a geração de renda em regiões descoladas de grandes capitais", destacou o ministro.
Próximos eventos religiosos
A estimativa da Secretária de Turismo da Bahia é de que as romarias realizadas por todo o ano no estado atraiam 2,5 milhões de turistas em experiências de fé.
Atualmente, o Calendário Nacional de Eventos, ferramenta do Ministério do Turismo, possui 513 festas religiosas cadastradas para 2019.
No Brasil, o turismo religioso é responsável por gerar R$ 15 bilhões anualmente.