Turquia e Rússia entregarão gratuitamente cereais na África
Exportações de grãos dos portos ucranianos foram retomadas nesta semana

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta sexta-feira (4), em comunicado, que Rússia e Turquia "vão entregar cereais gratuitamente" aos países africanos sob risco de fome. Na semana passada, Moscou já havia demonstrado interesse em entregar 500 mil toneladas de grãos aos países pobres nos próximos meses com a ajuda da Turquia.
As exportações de grãos dos portos ucranianos foram retomadas na quinta-feira (3), após a volta da Rússia ao acordo assinado em julho, em Istambul. “Vamos ajudar os países em desenvolvimento. Putin me disse que deveríamos entregar, gratuitamente, grãos para esses países, como Djibuti, Somália e Sudão”, disse Erdogan.
Erdogan acrescentou que os dois líderes irão conversar mais amplamente sobre o tema durante o G20, previsto para acontecer em meados de novembro na Indonésia. De acordo com o Programa Alimentar Mundial, um recorde de 345 milhões de pessoas em 82 países enfrentam insegurança alimentar aguda, enquanto 50 milhões de pessoas em 45 países correm o risco de passar fome sem ajuda humanitária.