TV Globo pede renovação da concessão do Governo Federal
A ultima renovação da concessão foi feita em 2018
Foto: Reprodução
A TV Globo solicitou ao Ministério das Comunicações nesta terça-feira (20) a renovação da concessão das emissoras que mantém no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife.
Mesmo com as transmissões feitas por todo país, em outras regiões o sinal da Globo é transmitido por emissoras parceiras. A última renovação da concessão foi feita em 2008, através do decreto do ex-presidente Lula, que ns época era o atual presidente.
Segundo a emissora, acredita-se que o governo de Jair Bolsonaro não vai facilitar a renovação, mas o presidente garantiu que não irá perseguir ninguém. Em fevereiro, o presidente lembrou que o requerimento da emissora deveria ser feito cumprindo todos os requisitos legais.
“Da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia [com a documentação exigida por lei para obter a concessão]”, disse ele. “Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades“, disse Bolsonaro.
A TV Globo já está no ar a 57 anos e teve a primeira concessão em 1957, feita por Juscelino Kubitschek, mas a TV não entrou no ar. Uma segunda concessão foi aprovada por João Goulart em 1962, mas a emissora só passou a funcionar em 1965.