TV Kirimurê: ‘Canal da Cidadania’ celebra 7 anos de fundação

Diretora da TV, Dina Lopes, pontua que o diferencial da emissora é destacar assuntos importantes a todo o tempo e não somente em datas comemorativas

Por Da Redação
Ás

TV Kirimurê: ‘Canal da Cidadania’ celebra 7 anos de fundação

Foto: Reprodução/TV Kirimurê

 

Há 7 anos, foi ao ar pela primeira vez a TV Kirimurê, ela nasceu com o objetivo de atuar na democratização da comunicação, possibilitar a formação crítica de cada telespectador para exercer a cidadania e democracia, e expressar a diversidade de gênero, raça e cultura brasileira, sendo assim chamada de "Canal da Cidadania".

Em entrevista ao Farol da Bahia, a diretora da TV, Dina Lopes, 54 anos, pontuou que o diferencial da emissora é destacar assuntos importantes a todo o tempo e não somente em datas comemorativas. Além disso, a emissora também se destaca por difundir ideias e elementos culturais, de tradições e hábitos sociais de uma comunidade.

"Abordamos dentro da nossa programação temas importantes durante todo o ano, e não somente em datas específicas. Falamos sobre o desenvolvimento sustentável, sobre empreendedorismo solidário, agricultura familiar, esportes, saúde, educação, cultura, diversidade, raça, gênero e diversos outros temas que chamam para a questão da igualdade social, seus direitos e deveres", afirmou.


Dina Lopes em entrevista - Reprodução/ TV Kirimurê

Desde sua fundação, a TV Kirimurê contribuiu na disseminação sobre políticas públicas e transmissão de trabalhos e projetos, além da presença em seu quadro de apresentadores negros. Dina contou ainda que em diversos momentos os telespectadores já questionaram se não haviam apresentadores brancos na emissora, e muitos outros contaram se sentem representados por se verem na TV.

“Um telespectador já entrou em contato perguntando se a TV não tinha apresentadores brancos. Temos diversos programas locais produzidos e apresentados por pessoas negras, e isso gera muita representatividade.”, pontua a diretora. 

Origem do nome Kirimurê 

O nome ‘’Kirimurê’’ também não foi escolhido por acaso. O nome de origem tupinambá, significa ‘’grande mar interior dos Tupinambás’’, e simboliza a chegada dos portugueses ao Brasil no século XVI, que causou mudanças profundas no modo de vida dos povos nativos, e assim também era chamada a Baía de Todos os Santos.

“A beleza e a extensão da Baía de Todos-os-Santos encantavam e atiçavam a imaginação de seus primeiros habitantes, que eram os povos Tupinambás. A Baía foi batizada por eles de Kirimurê, e segundo a lenda Tupinambá contada pelos cronistas da época do povoamento do Brasil, havia uma grande ave de plumas muito brancas que partiu de terras muito distantes e voou incansável, dias e noites sem parar, até alcançar o litoral de uma terra imensa e bela, onde pousaria.”, relata Dina.


Igor Santos/SecomPMS

Dina explica ainda que segundo a lenda, a ave se cansou do grande esforço empreendido na longa viagem, a não resistiu, caindo morta. "Quando se chocou contra o chão, acreditavam os índios que suas longas e alvíssimas asas iriam se transformar em praias de areias muito brancas. Já o seu coração ao bater na terra rachou, abrindo uma grande e profunda fenda que foi totalmente tomada e irrigada pelas águas do mar.", relata.

A diretora diz ainda que o sangue que jorrou da grande ave lendária inundou e fecundou as margens daquela imensa baía e assim nasceu Kirimurê, tida como bela e generosa, em uma terra onde os Tupinambás retiravam todos os alimentos que precisavam para sobreviver. "Depois, de acordo com a lenda, chegou o homem branco e se apropriou de Kirimurê, rebatizando-a de Baía de Todos-os-Santos.", conclui. 

TV Kirimurê é transmitida no canal 10.3, no Youtube e carrega consigo o lema de ser a emissora que trabalha "em prol da democratização da comunicação". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário