Twitter decide banir vídeos que mostram ataques da Rússia contra a Ucrânia
Imagens de mísseis e explosões foram compartilhadas nas redes nesta quinta-feira (24)
Foto: Divulgação/Redes Sociais
O Twitter decidiu bloquear perfis e apagar de sua plataforma conteúdos que mostrassem os ataques feitos pela Rússia contra a Ucrânia. Os ucranianos começaram a divulgar gravações no início desta quinta-feira (24), assim que tropas e blindados russos começaram a "operação militar".
A interrupção na comunicação entre a Ucrânia e o mundo, feita pelo serviço de microblog, ocorre em um momento inoportuno, quando o que mais se necessita são fontes de informações confiáveis. Esse material primário, retirado das redes sociais, está sendo compartilhado por pesquisadores por meio de sistemas conhecidos como OSINT, sigla em inglês para inteligência de código aberto, para conhecimento do mundo inteiro.
Até a conta brasileira Notícias de Guerra foi bloqueada pela rede social na noite de ontem (23), sob a alegação de "violação às regras" da rede social. Em nota, o Twitter informou que as suspensões ocorreram por engano. "Estamos revisando rapidamente essas ações e já restabelecemos proativamente o acesso a várias contas afetadas", justificou.