UBRAFE leva Delegação Brasileira à EXPO OSAKA 2025 e identifica Tendências Globais para o setor de Feiras e Eventos de Negócios!
Missão internacional reuniu executivos em visita imersiva à feira mundial, promovendo trocas estratégicas

Foto: Div
A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) realizou, entre os dias 5 e 9 de julho, sua primeira missão internacional do ano, levando uma delegação de executivos brasileiros do setor de Feiras e Eventos de Negócios para uma visita técnica à Expo 2025, que acontece em Osaka, no Japão. Com o tema “Designing Future Society for Our Lives”, a feira mundial ocorre a cada cinco anos sempre em um país diferente e é reconhecida como um dos maiores laboratórios mundiais de inovação, sustentabilidade e experiências imersivas.
A Missão UBRAFE teve como objetivo proporcionar uma vivência estratégica aos participantes, que puderam visitar os pavilhões de diversos países – entre eles China, Japão, Alemanha, França, Estados Unidos, Portugal e Colômbia – além do espaço brasileiro, organizado pela ApexBrasil.
“Esta missão foi uma grande oportunidade para os profissionais brasileiros acompanharem, in loco, como as nações têm se preparado para o futuro. A Expo reuniu quase 200 países expositores em uma mostra que combina cultura, tecnologia e propósito. Trouxemos na bagagem muitos aprendizados e ideias para aplicar na realidade do setor brasileiro de Feiras e Eventos de Negócios”, afirmou Paulo Ventura, presidente do Conselho de Administração da UBRAFE.
“A Expo Osaka é um grande showcase de diversas tendências. Os países podem ter grandes pavilhões - como a França e USA - ou espaços menores compartilhados em uma sala comum. É como se fosse um EPCOT da ONU, pois cada país expõe as suas características socioculturais ou um tema específico como Economia Circular, no caso da Alemanha, ou a Reutilização de Resíduos como o espetacular stand do Japão”, conta Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor-executivo da UBRAFE.
Durante a visita, os executivos identificaram importantes tendências no campo da sustentabilidade, da tecnologia e da economia da atenção. Um dos destaques observados foi o esforço dos países em criar experiências imersivas que ativam os cinco sentidos dos visitantes – uma estratégia poderosa para promover conexão, retenção e engajamento. “Portugal focou no conceito dos Oceanos - de água, de cultura e de sabores -, mas não explorou atividades relacionadas ao estímulo do paladar”, detalha P.O.
A Colômbia apostou em uma imersão sensorial no universo literário de Gabriel García Márquez e em sua obra “Cem Anos de Solidão”. Ao final do pavilhão uma cafeteria da marca Juan Valdez foi instalada, com o objetivo de valorizar a cultura do café, muito apreciada pelos japoneses. Já a China apresentou propostas inovadoras de geração de energia em um mundo sem petróleo, destacando o potencial do hidrogênio como fonte de energia limpa.
“O que vimos em Osaka foi uma amostra contundente do que está por vir no nosso setor. As experiências que estimulam os sentidos são cada vez mais determinantes para se destacar em meio à economia da atenção. A missão foi fundamental para fomentar novos negócios e inspirar práticas mais sustentáveis, criativas e eficientes”, enfatiza P.O.
“A Expo 2025 é um evento imperdível para quem trabalha no setor de eventos pela magnitude que oferece. É uma oportunidade divertida e interativa para quem não trabalha com eventos, já que os stands exploram atividades imersivas, trazendo muita tecnologia e experiências para atrair a atenção dos visitantes”, finaliza Ventura.
Nos primeiros 90 dias do evento a Expo 2025 já atingiu um total de 10 milhões de visitantes, e segue aberta até 13 de outubro, com expectativa de receber mais de 20 milhões de visitantes ao longo de seus 180 dias de duração.