• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ucrânia convoca representante do Vaticano para expressar insatisfação com falas do Papa Francisco
Mundo

Ucrânia convoca representante do Vaticano para expressar insatisfação com falas do Papa Francisco

Pontífice afirmou que país ucraniano deveria abrir negociações com a Rússia e "demonstrar coragem da bandeira branca"

Por Da Redação
Ás

Ucrânia convoca representante do Vaticano para expressar insatisfação com falas do Papa Francisco

Foto: Reprodução/Prensa Total

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, convocou o núncio papal, representante diplomático da Santa Sé que exerce o posto de embaixador, para expressar insatisfação após o Papa Francisco falar que o país ucraniano deveria abrir negociações com a Rússia e "demonstrar coragem da bandeira branca".

A declaração, dada durante uma entrevista à emissora suíça RSI, não foi bem vista pelas autoridades do país ucraniano. Segundo comunicado do Ministério do país, a Ucrânia “busca a paz como nenhum outro Estado. Essa paz, no entanto, precisa ser justa e baseada nos princípios da Carta das Nações Unidas e a fórmula de paz proposta pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky”.  

O comunicado diz ainda esperar que o papa “envie sinais à comunidade internacional sobre a necessidade de imediatamente unir forças para garantir a vitória do bem sobre o mal”. 
No último final de semana, o presidente ucraniano rebateu as falas do pontífice e, sem se dirigir diretamente à Francisco, Zelensky afirmou que figuras religiosas distantes não deveriam se envolver em “mediação virtual entre alguém que quer viver e alguém que quer destruí-lo”. 

O presidente ucraniano propôs um plano de paz que inclui a retirada das tropas russas, o restabelecimento das fronteiras de 1991 da Ucrânia e a responsabilização da Rússia por suas ações por meio do devido processo legal. No entanto, a Rússia argumenta que não pode negociar sob essas condições. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.