Mundo

Ucrânia promete não usar armas dos EUA para atacar russos

O envio de mísseis e munições ao país foi anunciado por Biden

Por Da Redação
Ás

Ucrânia promete não usar armas dos EUA para atacar russos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse na última terça-feira (31), durante coletiva, que a Ucrânia garantiu que não usará os novos sistemas de mísseis prometidos por Washington para atacar o território russo. Na ocasião, ele rechaçou acusações de que o envio do armamento teria como objetivo um ataque à Rússia.

"É a Rússia que está atacando a Ucrânia, não o contrário. Para ser claro, a melhor maneira de evitar a escalada é a Rússia parar a agressão e a guerra que lançou", disse. Para reforçar o argumento de que não há interesses escondidos dos EUA no envio dos equipamentos, Blinken afirmou que há um forte laço entre a Ucrânia e os Estados Unidos, mas que o país norte-americano sempre foi claro com a Rússia em relação a quais seriam as consequências da invasão da Ucrânia. 

O envio de mísseis e munições à Ucrânia foi anunciado pelo presidente Joe Biden em um editorial publicado no jornal The New York Times. No texto, Biden diz que os equipamentos vão permitir ataques mais precisos no campo de batalha e nega que tenha intenção de destituir o presidente Vladimir Putin. Na coletiva, Blinken explicou que o objetivo do envio dos mísseis é fazer com que a Ucrânia consiga deter os ataques russos e retomar controle sobre alguns territórios, para que tenha uma posição mais favorável na mesa de negociação pelo fim da guerra.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.