Ucrânia quer criação de tribunal internacional para julgar Putin em 2023
Kiev pede ação mundial contra guerra iniciada pela Rússia em fevereiro

Foto: Marcos Corrêa/PR
Um alto funcionário do governo ucraniano afirmou nesta quinta-feira (25) que Kiev quer a criação de um tribunal internacional para julgar o presidente russo Vladimir Putin e os responsáveis pela invasão à Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro.
"É a única opção para responsabilizar rapidamente os criminosos que iniciaram a guerra contra a Ucrânia. A melhor, a mais rápida e a mais eficaz", declarou Andrii Smirnov, vice-chefe da administração presidencial ucraniana, em entrevista à agência de notícias France Presse.
A guerra na Ucrânia já causou dezenas de milhares de mortes, milhões de refugiados e deslocados e destruição em massa em diversas cidades.
Mesmo sem que a Rússia esteja presente no julgamento, Smirnov argumentou que o tribunal terá que existir “para chamar de criminoso um criminoso e que não possa se deslocar pelo mundo civilizado".
Em maio, a então procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, afirmou que quase 600 suspeitos russos foram identificados, incluindo “altos oficiais militares, políticos e agentes de propaganda.