• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ucrânia quer criação de tribunal internacional para julgar Putin em 2023

Ucrânia quer criação de tribunal internacional para julgar Putin em 2023

Kiev pede ação mundial contra guerra iniciada pela Rússia em fevereiro

Por Da Redação
Ás

Ucrânia quer criação de tribunal internacional para julgar Putin em 2023

Foto: Marcos Corrêa/PR

Um alto funcionário do governo ucraniano afirmou nesta quinta-feira (25) que Kiev quer a criação de um tribunal internacional para julgar o presidente russo Vladimir Putin e os responsáveis pela invasão à Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro

"É a única opção para responsabilizar rapidamente os criminosos que iniciaram a guerra contra a Ucrânia. A melhor, a mais rápida e a mais eficaz", declarou Andrii Smirnov, vice-chefe da administração presidencial ucraniana, em entrevista à agência de notícias France Presse.

A guerra na Ucrânia já causou dezenas de milhares de mortes, milhões de refugiados e deslocados e destruição em massa em diversas cidades.

Mesmo sem que a Rússia esteja presente no julgamento, Smirnov argumentou que o tribunal terá que existir “para chamar de criminoso um criminoso e que não possa se deslocar pelo mundo civilizado".

Em maio, a então procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, afirmou que quase 600 suspeitos russos foram identificados, incluindo “altos oficiais militares, políticos e agentes de propaganda. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário