UE descobre estoque de 29 milhões de doses da Oxford na Itália

Bloco pode bloquear exportação do imunizante para outras regiões

Por Da Redação
Ás

UE descobre estoque de 29 milhões de doses da Oxford na Itália

Foto: Reprodução/ Getty Images

Uma visita da União Europeia descobriu um estoque de 29 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca em uma fábrica da empresa na Itália. O bloco pode barrar a exportação do imunizante caso ele não seja destinado para uso na própria região.  

A informação foi revelada ao jornal local "Financial Times" por um funcionário do governo da França. “Realmente, houve uma inspeção neste fim de semana na fábrica em Anagni que encontrou 29 milhões de doses, e o destino dessas doses deve ser esclarecido”, disse ele. 

A fábrica é administrada pela empresa norte-americana Catalent, que finaliza a produção da vacina da AstraZeneca após receber materiais de outros fornecedores.

A França e outros países que compõe o bloco da UE estão irritados com o fato de fábricas na Europa estarem exportando doses de vacinas contra o vírus para outros locais, enquanto o bloco não recebeu imunizantes de outras regiões.

O funcionário francês afirmou que o possível bloqueio das exportações das 29 milhões de doses não deve prejudicar o Reino Unido, que tem sido criticado pelas autoridades europeias por não estar vendendo imunizantes para a UE.

“Não temos interesse ou desejo de ter uma polêmica bilateral permanente com o Reino Unido, mas estamos lidando com os fatos”, disse ele. “Milhões de doses foram exportadas para o Reino Unido e nenhuma dose foi exportada na outra direção”, acrescentou, exigindo “reciprocidade”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário