• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • UE e Estados Unidos anunciam corredor humanitário marítimo para Faixa de Gaza
Mundo

UE e Estados Unidos anunciam corredor humanitário marítimo para Faixa de Gaza

É a primeira vez que algo do tipo é tentado desde o início da guerra

Por Da Redação
Ás

UE e Estados Unidos anunciam corredor humanitário marítimo para Faixa de Gaza

Foto: Planet Labs PBC

A União Europeia e os Estados Unidos anunciaram a abertura de um corredor humanitário marítimo entre o Chipre e a Faixa de Gaza para levar ajuda ao território palestino. É a primeira vez que algo do tipo é tentado desde o início da guerra entre o grupo extremista Hamas e Israel, em 7 de outubro de 2023.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já havia anunciado na quinta-feira (7) uma grande operação humanitária pelo mar. Segundo as autoridades americanas, ela envolveria a construção de um “embarcadouro temporário” em Gaza para permitir a chegada da ajuda, que pode levar várias semanas.

A medida permitirá um aumento da chegada de alimentos e outros produtos de primeira necessidade em Gaza, após uma verificação de segurança que atenda as exigências feitas pelos israelenses.

Corredor humanitário a partir de domingo

“Estamos muito perto da abertura deste corredor, espero que neste domingo”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no porto de Larnaca, no sul de Chipre, o país da União Europeia mais próximo de Gaza. Israel teria apoiado a iniciativa.

Comunicado conjunto divulgado pelos participantes diz que “a situação humanitária em Gaza é terrível”.

“É por isso que a Comissão Europeia, a Alemanha, a Grécia, a Itália, os Países Baixos, o Chipre, os Emirados Árabes Unidos, o Reino Unido e os Estados Unidos anunciam hoje sua intenção de abrir um corredor marítimo para fornecer ajuda humanitária adicional, o que é urgente”, aponta a nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário