• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • UE: Líderes aprovam fundo histórico de resgate da economia após pandemia
Mundo

UE: Líderes aprovam fundo histórico de resgate da economia após pandemia

O pacto ajudará os europeus, especialmente Itália e Espanha devido à pandemia da Covid-19

Por Da Redação
Ás

UE: Líderes aprovam fundo histórico de resgate da economia após pandemia

Foto: Reprodução

Os 27 líderes da União Europeia (UE), após quatro dias de reuniões, chegaram a um acordo na madrugada desta terça-feira (21) com um inédito fundo de 750 bilhões de euros (R$ 4,57 trilhões) para superar os estragos na economia do bloco - que pode registrar queda de 7,7% em média este ano - provocados pela pandemia do novo coronavírus.

O pacto ajudará os europeus, especialmente Itália e Espanha, a enfrentar a profunda recessão estimada para 2020 devido à pandemia da Covid-19.

Os países concordaram em mobilizar 750 bilhões de euros, que a Comissão Europeia tomará emprestada nos mercados financeiros em nome da UE e que serão distribuídos em forma de subsídios (390 bilhões de euros) e empréstimos (360 bilhões de euros).

A primeira concessão foi reduzir o volume de subsídios, que se tornarão uma dívida comum entre os 27 e não unicamente do país beneficiado, de meio trilhão para 390 bilhões de euros. A vigilância sobre o uso deste aporte também será reforçada.

Após fracassar em fevereiro, os 27 países também alcançaram um acordo em relação ao próximo Marco Financeiro Plurianual (MFP), o orçamento comum para os próximos sete anos - o primeiro sem o Reino Unido -, no valor de 1,074 trilhão de euros.

Além das tradicionais políticas agrícola e de coesão, o MFP deve cobrir as novas prioridades, como o Pacto Verde, visto como uma estratégia de crescimento. Por outro lado, instrumentos importantes como o Fundo de Transição Justa perderam recursos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário