• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • UFBA informa que terá semestre típico em 2022.2, retomando oferta regular de componentes presenciais

UFBA informa que terá semestre típico em 2022.2, retomando oferta regular de componentes presenciais

Resolução estabelece também a retomada do trabalho presencial para servidores docentes e técnico-administrativos de qualquer idade

Por Da Redação
Ás

UFBA informa que terá semestre típico em 2022.2, retomando oferta regular de componentes presenciais

Foto: Reprodução/UFBA

A direção da Universidade Federal da Bahia (UFBA) informou que contará com um semestre letivo típico, em 2022.2, retomando a oferta regular de componentes na modalidade presencial para um público mais amplo. A medida foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) no dia 6 de junho. A Resolução 03/2022 estabelece também a retomada do trabalho presencial para servidores docentes e técnico-administrativos de qualquer idade.

A decisão foi tomada após análise atualizada do cenário epidemiológico apresentada ao Consuni pelo Comitê de Assessoramento do Coronavírus na UFBA que demonstra estabilização de baixos índices de contaminação e mortalidade pelo coronavírus nas últimas semanas.

No entanto, fica mantida a obrigatoriedade do ciclo vacinal completo para docentes, técnicos e estudantes, com recomendação de manutenção de doses de reforço em dia.

De acordo com a universidade, a oferta de disciplinas deverá, portanto, ser presencial em sua quase totalidade, ficando mantida a possibilidade de oferta de componentes remotos apenas para professores impedidos de se vacinar por recomendação médica, com laudo médico validado pelo Comitê, assim como para docentes aposentados que se mantenham em atividade e não desejem lecionar presencialmente. 

Além disso, foi suspenso o limite de  tempo para permanência nos espaços da Universidade, permitindo assim o cumprimento regular de carga horária por docentes e técnicos, de acordo com as condições de trabalho nas unidades e órgãos. Assim, até o início do próximo semestre, dirigentes de unidades e órgãos deverão solicitar à Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura as medidas de manutenção e adequação necessárias para a retomada da vida presencial em condição semelhante à existente antes da pandemia. 

O Comitê ainda informou que editará uma nova versão do Plano de Biossegurança e Contingência para o semestre 2022.2. Uma das medidas já sinalizadas é a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços fechados, sejam eles dotados ou não de ventilação natural - um cuidado visando a minimizar a circulação ativa do coronavírus. Outra alteração em relação ao semestre 2022.1 diz respeito ao uso de ar condicionado nas salas, que deverá ser permitido de modo contínuo durante o período de aula ou de expediente, com portas e janelas fechadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário