• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Ufba oferece mais de 4.500 vagas em mais de 100 cursos pelo Sisu no 2° semestre de 2021

Ufba oferece mais de 4.500 vagas em mais de 100 cursos pelo Sisu no 2° semestre de 2021

Em entrevista ao Farol da Bahia, pró-reitor pede que os estudantes leiam os editais

Por Ane Catarine Lima
Ás

Ufba oferece mais de 4.500 vagas em mais de 100 cursos pelo Sisu no 2° semestre de 2021

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) disponibiliza mais de 4.500 vagas em 106 cursos de graduação para os inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021. Em entrevista ao Farol da Bahia, o pró-reitor de ensino de graduação da Ufba, Penildon Silva, disse que a grande novidade para o 2° semestre deste ano é que boa parte dos cursos são noturnos. Segundo ele, os alunos que conseguirem uma vaga começarão as aulas em julho. 

De acordo com o pró-reitor, houve um atraso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que também influenciou no andamento do Sisu. “Devido ao atraso, nós não teríamos como viabilizar a entrada desses alunos neste momento porque eles já iriam entrar com mais da metade do semestre transcorrido, mas não há nenhum problema. Todos os alunos estudarão neste ano”, disse.

Penildon Silva alerta ainda os estudantes para os editais. Segundo ele, é muito importante a leitura dos documentos, principalmente, para que eles não tenham surpresas na hora de realizar a matrícula. Além disso, o pró-reitor recomenda que os candidatos acessem o site (www.ingresso.ufba.br) para ter mais informações acerca das relações dos cursos disponíveis e da nota de corte, ou seja, a menor nota necessária para conseguir a aprovação no curso selecionado. Segundo ele, a nota é baseada na dos anos anteriores. 

“Nós não temos como saber qual vai ser a nota de corte deste ano, mas fornecemos no site a nota de corte dos anos anteriores. Chamo atenção para que os alunos leiam com cuidado esses editais pois eles contêm muitos detalhes importantes como, por exemplo, os documentos necessários para escolher qual é a cota adequada para cada aluno. É preciso prestar atenção para não ocorrer nenhum empecilho burocrático nesse processo, depois de tanto esforço por parte do aluno”, afirmou.

Ainda sobre a nota de corte, o pró-reitor falou que todo ano esse assunto é muito imprevisível. “É possível que haja uma queda na nota de corte neste ano devido a abstenção que nós tivemos no Enem, com menos candidatos devido a questão da pandemia. Também não sei se a preparação dos alunos este ano manteve o mesmo nível dos anos anteriores porque muitos não tiveram aula online. É imprevisível a gente saber qual vai ser o ponto de corte”, disse.

As inscrições para o Sisu, que iniciaram na última terça-feira (6), encerraram na sexta-feira (9). Até o momento, a expectativa é de que o resultado saia no dia 13 de abril. Para concorrer a uma das vagas, o candidato tem que ter realizado a prova do Enem e está inscrito no Sisu. No total, serão ofertadas cerca de 13.600 mil vagas em universidades baianas. Entre elas estão a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com 1.090 vagas, e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com 1.429 vagas.

No ano passado, o  Enem teve o maior índice de abstenção desde a reformulação, em 2009. Dos mais de 5,5 milhões inscritos da prova impressa, cerca de 3 milhões (51,5%) faltaram ao primeiro dia, já a abstenção do segundo dia foi de mais de 3 milhões de estudantes (55,33%).

Ansiedade

A estudante Joana Moraes, de 19 anos, sonha em cursar medicina em uma universidade pública. Para isso, não poupa esforços. Em entrevista ao Farol da Bahia, ela disse que se preparou muito para o Enem, estudando em média 15 horas por dia. Além disso, falou da ansiedade em esperar o resultado e alertou para a importância de ficar atenta aos prazos. 

“Estou muito ansiosa porque me preparei muito para concorrer a uma vaga, o meu sonho é a Ufba. Eu moro em Salvador e sempre almejei ingressar no ensino federal. Aconselho a todos os estudantes que estão na mesma condição que eu que não deixem de acompanhar a página do estudante no Sisu e os editais da faculdade que deseja ingressar. Com fé em Deus a ansiedade já vai chegar ao final”, disse. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário