• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Última turbina da hidrelétrica é ativada em Belo Monte durante cerimônia com o presidente Bolsonaro

Última turbina da hidrelétrica é ativada em Belo Monte durante cerimônia com o presidente Bolsonaro

Acionamento marca a inauguração oficial da usina, cuja construção se iniciou em 2010

Por Da Redação
Ás

Última turbina da hidrelétrica é ativada em Belo Monte durante cerimônia com o presidente Bolsonaro

Foto: Agência Brasil

A ativação da 18ª e última turbina da Usina de Belo Monte, em Vitória do Xingu, no Pará, aconteceu na tarde desta quarta-feira (27) e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a entrada em operação comercial da última turbina no último dia 19. Segundo o diretor da agência, André Pepitone, a energia produzida pela usina deve atender a cerca de 60 milhões de pessoas no Brasil. “Belo Monte vai gerar energia para atender 18 milhões de residências, o que equivale à população da Itália”, afirmou.

O acionamento dá início à plena operação do empreendimento e marca a inauguração oficial da hidrelétrica considerada a quarta maior do mundo. Ela passa a ter capacidade instalada de 11.233,1 megawatts e quantidade média de geração de energia de 4.571 megawatts com o início da operação comercial, se mantendo como a maior usina 100% brasileira em operação no país.

Localizada na bacia do Rio Xingu, a usina tem seus reservatórios localizados entre os municípios de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu. A área de abrangência da hidrelétrica inclui outros dois municípios: Anapu e Senador José Porfírio. A área alagada do empreendimento é de 478 km².

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário