Tecnologia

Último eclipse solar do ano acontece nesta terça-feira (25)

Fenômeno será visível apenas em algumas regiões fora do Brasil

Por Da Redação
Ás

Último eclipse solar do ano acontece nesta terça-feira (25)

Foto: Reprodução/Pixabay

O último eclipse solar deste ano acontece nesta terça-feira (25) de forma parcial, mas infelizmente não poderá ser visto do Brasil. O fenômeno, que consiste na sobreposição da Lua ao Sol, será visível apenas em algumas regiões da Europa, Sibéria, Oriente Médio, Ásia Ocidental e no nordeste da África. No entanto, os brasileiros poderão acompanhar  transmissões online.

O evento dura quase quatro horas a partir das 6h da manhã. Como o sol, a lua e a Terra não estarão perfeitamente alinhados, trata-se de um eclipse parcial – daí a forma crescente da luz do sol, que parecerá espreitar debaixo da lua. No eclipse máximo, onde haverá maior cobertura do sol, aproximadamente 86% do sol estará coberto, de acordo com a EarthSky.

A lua está a quase quatro dias de seu perigeu, seu ponto mais próximo da Terra em sua órbita de 27 dias, durante o eclipse, e assim parecerá um pouco maior que o normal. Não é seguro olhar para os raios do sol sem óculos de proteção, mesmo quando o sol está coberto pela lua. É importante usar proteção para os olhos que atendam aos padrões internacionais para serem considerados “óculos de eclipse” adequados, de acordo com a American Astronomical Society.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário