Coronavírus

Um em cada cinco testes de coronavírus no Brasil tem resultado positivo, afirma IBGE

Estudo também revela desigualdade no acesso aos testes

Por Da Redação
Ás

Um em cada cinco testes de coronavírus no Brasil tem resultado positivo, afirma IBGE

Foto: Reprodução

Aproximadamente 13,3 milhões de brasileiros (o equivalente a 6,3% da população), já fizeram o teste para diagnosticar a Covid-19 até julho. Os dados são da Pnad Covid, divulgada nesta quinta-feira (20) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Foi a primeira vez que o instituto perguntou sobre testes para o vírus dentro da pesquisa realizada semanalmente para medir o impacto na pandemia na vida dos brasileiros. Do total de brasileiros testados, 2,7 milhões, ou seja, 20,4% do total, tiveram o resultado positivo.

Isso significa que de cada cinco pessoas que fizeram testes, ao menos uma teve a infecção confirmada. A pesquisa contempla o exame com material coletado na boca e nariz com o cotonete (Swab nasal/RT-PCR), o teste rápido com sangue coletado por um furo no dedo e o exame sorológico com sangue retirado da veia do braço.

De acordo com Maria Lucia Vieira, coordenadora da pesquisa, os dados indicam que homens e mulheres fizeram o exame de Covid-19 na mesma proporção, mas ele foi mais frequente entre pessoas com idade entre 30 e 59 anos. Nessa faixa etária, 9,1% já foram testados.

Os dados apontam uma desigualdade no acesso aos testes. Entre os 10% mais ricos, 14,4% já fizeram o teste. Entre os 10% mais pobres do país, esse percentual cai para 3,5%. A pesquisa também constatou que 47,2 milhões de pessoas tinham alguma comorbidade que pode agravar o quadro clínico de um paciente com o vírus.

A doença mais frequente foi a hipertensão, relatada por 12,8% dos brasileiros. As outras foram asma, bronquite ou enfisema pulmonar (5,7%); diabetes (5,3%); depressão (3%); cardiopatias (2,7%) e câncer (1,1%). Ainda segundo o levantamento, 49,2 milhões de pessoas (o equivalente a 23% da população) acreditam que cumpriram as medidas de distanciamento social rigorosamente. Porém, 4,1 milhões declararam que não tomaram nenhuma medida restritiva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário